Regulamento e Inscrições

7ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula – Dia 11/08/2016 – Porto Alegre/RS

REGULAMENTO 

A Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula é um evento poético promovido pela maçonaria do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS) sob coordenação de seu Departamento de Cultura Tradicionalista, Piquete Fraternidade Gaúcha.

Tal festividade, devido a sua grandeza e importância no cenário cultural do Estado, através da Lei municipal nº 10.903, de 31 de maio de 2010, passou a fazer parte oficialmente do Calendário de Eventos da Cidade de Porto Alegre.

A sétima edição da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula acontecerá no dia 11 de agosto, as 20 h, no Teatro do Sesc (Av. Alberto n. Bins 665, Centro, em Porto Alegre), conforme regulamento abaixo:

DA PARTICIPAÇÃO

Art. 1º – A 7ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula será dividida em duas linhas específicas.

  1. a) Linha Maçônica. Os participantes (poetas, declamadores e amadrinhadores) desta categoria deverão pertencer a Ordem Maçônica de alguma Potência regular e reconhecida. Filhos e esposas de maçons estão inclusos.
  2. b) Linha Não Maçônica. Esta categoria é livre não existindo a obrigatoriedade do item a deste artigo.

Art. 2º – As Linhas citadas no artigo 1º não concorrerão entre si.

Parágrafo único: A 7a. Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula terá um caráter de mostra, isto é, não haverá concorrência entre os poemas que subiram ao palco.

DA TEMÁTICA

Art. 3º – A temática para a Linha Não Maçônica deverá versar sobre os costumes, a cultura, a história, o regionalismo, as tradições de nosso Estado.

Art. 4º – A temática para a Linha Maçônica é idêntica a do artigo anterior podendo ser acrescidos focos inerentes a maçonaria.

Art. 5º – Será escolhida, a poesia com o MELHOR TEMA MAÇÔNICO.

DA INSCRIÇÃO

Art. 6º – As inscrições acontecerão exclusivamente pelo e-mail tertulia@fraternidadegaucha.com.br,com o envio da poesia e a respectiva ficha de inscrição (impressa no final deste regulamento).

DOS PRAZOS

Art. 7º –  O prazo limite para o envio das poesias será o dia 1º de julho de 2018.

Parágrafo único: As poesias classificadas deverão entregar seus trabalhos em condições de edição do CD até o dia 29 de julho de 2018, sob pena de desclassificação do festival.

DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 8º – Serão classificados 10 (dez) poemas sendo cinco de cada linha (maçônica e não maçônica).

Parágrafo único: O MELHOR TEMA MAÇÔNICO estará inserido dentre os cinco da linha maçônica.

DA AJUDA DE CUSTO E PREMIAÇÕES

Art. 9º – Cada poema classificado receberá, a título de ajuda de custo e premiação, ao final de sua apresentação, o valor de R$ 1.000,00.

Art. 10º – Todos os poemas, classificados na triagem, receberão troféus alusivos pela apresentação da obra no palco.

Parágrafo Único: O MELHOR TEMA MAÇÔNICO também fará jus a um troféu.

DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 11º – A Comissão Avaliadora, composta por membros do Piquete Fraternidade Gaúcha  de notório conhecimento poético e musical, escolherão, através de uma triagem,  10 (dez) poemas (cinco de cada linha) que subirão ao palco no local e hora aprazada.

DA APRESENTAÇÃO

Art. 12 – Cada declamador poderá defender no máximo um poema. O amadrinhador poderá subir ao palco duas vezes.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 13º – Todo concorrente com poema selecionado na 7ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula estará automaticamente cedendo aos promotores os direitos de comercialização dos trabalhos inscritos e autorizando a gravação em CD e/ou DVD.

Art. 14° – Quaisquer dúvidas a respeito do evento ou deste Regulamento poderão ser sanadas pelo fone (51) 91245851 com Léo Ribeiro de Souza, Diretor Cultural do Piquete Fraternidade Gaúcha e (51) 9 8028 616 com Maxsoel Bastos de Freitas, 1o. Capataz do Piquete Fraternidade Gaúcha, Coordenadores Gerais da TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA.

COMISSÃO ORGANIZADORA

PRESIDENTE DE HONRA: TADEU PEDRO DRAGO
Grão-Mestre do GORGS

PRESIDENTE: PAULO CREMER DOS REIS
Patrão do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha

COORDENADORES GERAIS: LÉO RIBEIRO DE SOUZA e MAXSOEL BASTOS DE FREITAS
Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha

REALIZAÇÃO
Grupo Tradicionalista e Piquete FRATERNIDADE GAÚCHA