REGULAMENTO 9ª TERTÚLIA MAÇÔNICA

 

DOS OBJETIVOS
A Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, promovida e organizada pelo Piquete Fraternidade Gaúcha (braço tradicionalista do Grande Oriente do Rio Grande do Sul), é um festival que tem por objetivo integrar através da arte os membros da Ordem Maçônica com os demais vates, recitadores, músicos, enfim, cultores da seara regionalista de nosso Estado. A proposta do evento é preservar e divulgar o folclore e os costumes nativos do Rio Grande do Sul.

Por sua importância no cenário cultural Rio-grandense, sendo o único festival poético/musical de viés gauchesco da capital, tal sarau telúrico foi incluído no Calendário de Eventos da Cidade de Porto Alegre.

DA PARTICIPAÇÃO
Art. 1º – A 9ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula será dividida em duas linhas específicas.
a) Linha Maçônica. Os poetas participantes desta categoria deverão ser Maçons Ativos, vinculados a uma Potência Regular e Reconhecida.
b) Linha Não Maçônica. Esta categoria é livre não existindo a obrigatoriedade do item A deste artigo.
Art. 2º – As Linhas citadas no Art. 1º não concorrerão entre si.
Art. 3º – Os poemas concorrentes deverão ser inéditos (não editados ou gravados em livros e CDs).

DA TEMÁTICA
Art. 4º – A temática para as duas linhas deverá versar sobre os costumes, a cultura, a história, o regionalismo, as tradições de nosso Estado.
Parágrafo Único: Para a Linha Maçônica os poemas poderão ser acrescidos de focos inerentes a Maçonaria.
Art. 5º – Haverá um prêmio para o MELHOR TEMA MAÇÔNICO.
Art. 6º – O prêmio ao Melhor Tema Maçônico está aberto para as duas Linhas pois interessa a Ordem Maçônica a visão do mundo sobre a Instituição.

DA INSCRIÇÃO
Art. 7º – As inscrições acontecerão exclusivamente pelo e-mail  tertulia@fraternidadegaucha.com.br com o envio da poesia e a respectiva ficha de inscrição (impressa no final deste regulamento).

DOS PRAZOS
Art. 8º –  O prazo limite para o envio das poesias será o dia 10 de agosto de 2024.

DA CLASSIFICÇÃO
Art. 9º – Serão classificados 10 poemas sendo cinco de cada linha (maçônica e não maçônica).

DA AJUDA DE CUSTO E PREMIAÇÕES
Art. 10º – Cada poema classificado receberá, a título de ajuda de custo, ao final de sua apresentação, o valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
Art. 11º – Receberão troféus alusivos para cada Linha do Festival:
Primeiro Lugar (Conjunto da Obra)
Segundo Lugar (Conjunto da Obra)
Melhor Poesia
Melhor Declamador
Melhor Amadrinhador
Parágrafo Único: O MELHOR TEMA MAÇÔNICO e a MELHOR INDUMENTÁRIA também farão jus a um troféu.

DA APRESENTAÇÃO
Art. 12º – Os dez poemas classificados deverão subir ao palco no local, data e hora aprazados.
Parágrafo único – As apresentações ocorrerão no dia 19 de outubro de 2024, às 18h, no Teatro do SESC, av. Alberto Bins nº 665, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Art. 13º – Cada declamador poderá defender no máximo um poema. O amadrinhador poderá subir ao palco duas vezes.
Art. 14º – O declamador e o amadrinhador da Linha Maçônica deverão pertencer a Ordem Maçônica não sendo necessário, no entanto, estarem em situação Ativa em suas Oficinas.

 DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 15º – Todo concorrente com poema selecionado na 9ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula estará automaticamente cedendo aos promotores os direitos de comercialização dos trabalhos inscritos e autorizando a gravação em CD e/ou DVD.
Parágrafo único: Todos os participantes que subirem ao palco estarão automaticamente cedendo seus direitos de imagem ao evento.
Art. 16° – Quaisquer dúvidas a respeito do evento ou deste Regulamento poderão ser sanadas pelo fone (51) 91245851 com Léo Ribeiro de Souza, Diretor Cultural do Piquete Fraternidade Gaúcha e Coordenador Geral da TERTÚLIA MAÇÔNICA DA POESIA CRIOULA.

JULIANO JAVOSKI, músico e compositor reconhecido nos meios festivaleiros possuindo diversos discos gravados. É escritor com livros editados aonde se aprofunda no ritmo chamamé sendo, anualmente, convidado a representar o Estado no festival de Corrientes, na Argentina. É Mestre Maçom da Loja Triumpho do Direito nr 12, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, da cidade de Triunfo.

MOISÉS DE MENEZES, poeta e compositor inúmeras vezes premiado em festivais poéticos e musicais. Membro de diversas Academias de Letras do Estado, foi premiado na Tertúlia Maçônica em mais de uma oportunidade. É escritor com vários livros editados inclusive retratando o histórico de sua Loja (Remanso) de São Pedro do Sul, do GORGS, aonde é Mestre Maçom.

JOSÉ ESTIVALET é considerado um doas maiores pajadores do Rio Grande do Sul, arte herdada do grande mestre Jayme Caetano Braun. Em diversas oportunidades representou o Estado na seara pajadoresca por toda a América do Sul. É poeta, declamador e trovador laureado em dezenas de concursos do gênero. É Mestre Maçom da Loja Obreiros de Eldorado, de Eldorado do Sul, das Grandes Lojas do RS.

COMISSÃO ORGANIZADORA

PRESIDENTE DE HONRA: CELITO CRISTÓFOLI – Grão-Mestre do GORGS

VICE-PRESIDENTE DE HONRA: MARCUS BORTOLOTTO – Grão-Mestre Adjunto do GORGS

PRESIDENTE: Charles Torres Zanchet

– Patrão do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha

COORDENADOR GERAL: Léo Ribeiro de Souza – Diretor Cultural do Grupo Piquete Fraternidade Gaúcha

REALIZAÇÃO

FRATERNIDADE GAÚCHA – Grupo Tradicionalista e Piquete  

LINHA MAÇÔNICA

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição

LINHA NÃO MAÇÔNICA

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição